GESTAÇÃO – UM PERÍODO DE MUDANÇAS

A gestação é vista por grande parte da população como um período bonito e iluminado, porém só quem passa por uma gestação é capaz de descrever tudo o que se passa em seu corpo e em seus pensamentos.

É um período em que há fortes alterações hormonais, que podem alterar a textura do cabelo, o aspecto da pele e o humor da gestante.

Como se não bastasse estar estéticamente diferente, ainda vem os enjoos, dores de cabeça, inchaços e tudo o que uma grávida tem direito! risos. É um período de grande confusão.

Algumas mamães experienciam momentos de rejeição em relação ao bebê, como a depressão pós-parto, por exemplo, e isso não é bobagem de grávida não, é algo que deve ser levado à sério e tratado, pois pode ter consequências piores.

Por esses fatores, para que ocorra uma gravidez tranquila e serena, é muito importante que se tenha todos os acompanhamentos essenciais para manter seu bem-estar, a auto-estima e saúde sua e do bebê.

Faça com regularidade as consultas e os exames pré-natais com seu obstetra, acompanhamento com nutricionista, psicólogo, um profissional para atividades físicas e alguns mimos como massagem, drenagem linfática, dias de beleza no salão e compra de roupas especiais para este momento.

É muito importante hidratar a pele com óleos e cremes hidratantes para diminuir a incidência das estrias e aumentar o vínculo com seu bebê e fazer atividade física para melhorar seu condicionamento e sua estrutura muscular para dar suporte à coluna, evitar as dores nas costas e facilitar para o seu corpo quando ele for voltar a forma anterior.

Dá para curtir muito a gravidez, a barriga crescendo, o bebê mexendo, a escolha do enxoval, os paparicos das pessoas e os cuidados do parceiro quando este acompanha a gravidez e participa dela. E quando o parceiro não é presente, dá para curtir assim mesmo, pois é um momento único e seu, mamãe!

São 9 meses ou 40 semanas de muitas mudanças e expectativas, a ansiedade aumenta, os pensamentos em relação ao papel de ser mãe e às responsabillidades que o acompanham vão se tornando cada vez mais presentes, sendo importante o acompanhamento psicológico para ajudar com estratégias de enfrentamento, resolução de problemas, trabalhar os medos e reduzir  a ansiedade.

Ser mãe é uma experiência única e indescritível, por isso aproveite cada momento, pois eles passam muito rápido!

Fabiana Cassimiro Santos Lobo
Psicóloga – Especialista em Análise do Comportamento
Persona Clínica de Desenvolvimento Humano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *